A prevalência da obesidade em todo o mundo triplicou nos últimos 40 anos e, junto com esse aumento, as dietas e as tentativas de perder peso também aumentaram. Mas, de acordo com um artigo publicado no periódico iScience, quando se trata de ficar saudável e reduzir o risco de doenças, aumentar a atividade física e melhorar a aptidão física parecem ser melhores do que perder peso!
A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e problemas nos ossos e articulações.
Mas o ciclo de perda e reganho de peso, comumente chamado de “efeito ioiô” ou “efeito sanfona”, também está associado a problemas de saúde, incluindo perda muscular, doença hepática gordurosa e diabetes!
Ao invés de focar na perda de peso e buscar melhorar o condicionamento físico, as pessoas podem obter os benefícios do exercício e evitar os riscos associados ao “efeito sanfona”.
O que é condicionamento físico?
É o estado de saúde física de uma pessoa e a capacidade de realizar atividades diárias e esportes. Trata-se de um estado do corpo em que a pessoa alcança melhorias do funcionamento músculo-esquelético e metabólico por meio do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e flexibilidade.
Quais os tipos de atividades para melhorar o condicionamento físico?
Entre os exercícios aeróbicos temos a caminhada, o trote, a natação, corrida, patinação e entre os exercícios de força que ajudam a melhorar o condicionamento físico, destacam-se: musculação, ginástica localizada e exercícios funcionais.
Nesse estudo, os autores citam pesquisas recentes que investigaram a redução do risco de mortalidade devido à perda de peso comparada com o aumento da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória. A redução do risco de mortalidade associado ao aumento da aptidão e da atividade física foi consistentemente maior do que a associada à perda de peso.
As diretrizes atuais de saúde pública recomendam que os adultos acumulem pelo menos 150 minutos por semana (ex.: 30 minutos 5 vezes por semana ou 50 minutos 3 vezes por semana) de atividades físicas de intensidade moderada (a intensidade equivalente a caminhar num ritmo normal a rápido) ou 75 a 150 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa (a intensidade equivalente a correr).
Mas é importante notar que os benefícios do exercício são dependentes da dose (quanto mais melhor). Porém grandes benefícios são obtidos simplesmente saindo do sofá e fazendo pelo menos uma atividade física de intensidade moderada!
Fonte: https://pratiquefitness.com.br/blog/poque-o-condicionamento-fisico-e-mais-importante-que-o-emagrecimento/