Se um de seus objetivos para este ano ainda é sair do sedentarismo e começar a praticar atividade física, você tomou uma ótima decisão. Nada melhor do que buscar por saúde e bem-estar. Para isso, o professor da Smart Fit, Thiago Moreira, listou oito dicas para que o processo de início de treinos seja mais simples e prazeroso.
1. Encontre uma atividade física que você sinta prazer ao realizá-la.
Para sair do sedentarismo é fundamental que você escolha uma atividade física que goste e tenha prazer em realiza-la. Desta forma, as chances de você se manter motivado a continuar treinando são muito maiores.
2. Programe sua rotina de exercícios.
Para que a atividade física se torne um hábito, defina os dias e horários que vai realiza-la, desta forma ela vai passar a fazer parte da sua rotina diária e tornar-se algo automático, como ir ao trabalho, por exemplo.
3. Estabeleça metas alcançáveis.
Cuidado com metas irreais e tenha paciência para alcança-las. Por exemplo, é muito difícil eliminar 10 kg apenas em um mês. Ao invés disso, estabeleça pequenas metas e vá comemorando cada conquista. Aos poucos você chegará longe.
4. Comece devagar.
Como o seu corpo está sem atividade física há muito tempo, é necessário condicioná-lo a um novo estímulo e ir progredindo de maneira gradual para evitar lesões e fadiga em excesso. Na musculação, por exemplo, comece com cargas leves e moderadas e vá aumentando de acordo com a orientação do seu professor. Na corrida, inicie com caminhadas, depois passe a corridas leves e moderadas. Você vai sentir o condicionamento do seu corpo melhorar e poderá aumentar a intensidade dos treinos aos poucos.
5. Ouça seu corpo.
É normal ao iniciar uma atividade física, que você sinta algumas dores musculares. Elas vão se amenizado conforme os exercícios se tornam constantes. Caso as dores persistam ou se tornem articulares, é sinal que a execução dos exercícios ou carga está inadequada.
6. Hidrate-se.
Beber água ao longo do dia é muito importante para repor os líquidos que são perdidos durante a atividade física.
7. Tenha uma alimentação equilibrada.
Independentemente do objetivo, ter uma alimentação equilibrada e adequada é imprescindível para que se alcance os resultados esperados, para que o desempenho no treino seja melhor e para buscar mais saúde.
8. Consulte um médico.
Para a sua segurança, antes de iniciar algum programa de atividade física, é importante consultar um médico, além de realizar exames periódicos caso seja solicitado.