Acredito que a maioria das pessoas já entraram em uma academia, certo? E aquelas que ainda não entraram podem vir a conhecê-la um dia. A maioria das academias possuem um ambiente com diversos aparelhos, são bem iluminadas e sempre contam com uma playlist de músicas bem animadas. Vamos te dizer porque isso acontece, compartilhando 5 benefícios de treinar escutando música.
Nós estamos sempre falando sobre a importância da prática de atividades físicas, porque está mais que comprovado a diversidade e a grande quantidade de benefícios que ela promove. Então, que tal aliar os benefícios dos exercícios à uma playlist poderosa de músicas?
A importância dos treinos
Independentemente do tipo ou modalidade que você escolha, é importante que ela te dê prazer. Sabe aquele exercício que você começa a fazer e se sente tão bem que dá vontade de voltar no dia seguinte? Ou aquele exercício que te promove diversão, interação com outras pessoas? Então, o exercício não precisa ser um fardo, mas sim algo prazeroso de viver.
Praticar exercícios regularmente, transforma sua relação consigo mesmo e com o mundo. Além de promover benefícios como:
- Melhora a circulação;
- Menor risco de doenças do coração;
- Reduz e controla o diabetes;
- Ajuda a controlar o peso;
- Reduz o risco de pressão alta;
- Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
- Promove bem-estar físico e mental.
A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte. Atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho também são formas de manter o corpo em movimento.
O poder da música
A música promove diversos benefícios a saúde. Ela pode ajudar no tratamento de dores emocionais, aliviar a ansiedade e o estresse, além de melhorar nosso humor. Ela consegue nos transportar para outro lugar e com ela podemos canalizar nossa energia direcioná-la para realizar qualquer coisa. Você pode usar a música até para dormir melhor.
5 benefícios de treinar escutando música
Treinar escutando música diminui a percepção do esforço
A prática de exercícios aliados a uma playlist de músicas que você gosta, diminui a percepção de esforço, o que pode melhorar sua performance nos treinos. Isso acontece quando você se dedica aos exercícios sem aquela preocupação de quer fazer mais, basta deixar fluir e ir aumentando conforme sentir necessidade. Aqui vale buscar ajuda de um profissional.
A música ajuda a dar ritmo
O que promove uma consciência corporal, além de estimular a área motora do cérebro. Manter o ritmo é fundamental nos treinos para que ele seja eficaz, e ter um ritmo musical ajuda a aprimorar a execução de cada exercício e consequentemente contribui para o ganho de massa muscular magra.
Neste post, te damos mais dicas para ganhar massa magra mais rápido.
Músicas melhoram o seu humor
Muitas pessoas decidem ouvir música para mudar seu humor. Ela também contribui para a autoconsciência. Estudos comprovam que as pessoas ao escutarem músicas pensam mais sobre si mesmos e sobre o que querem ser. Se está vivendo uma fase difícil, ou até mesmo precisa de um estimulante antes e durante o treino, a música vai te ajudar.
Ela eleva os níveis de prazer durante o treino
Pois o corpo libera menos hormônios relacionados ao estresse. Como tensões, raiva e cansaço, e mais hormônios de prazer, que promovem sensação de felicidade, dá mais vigor e deixa o seu ânimo mais elevado.
Ela te induz a estar em movimento
Se a música for realmente estimulante, você não vai querer ficar parado, e não importa o quanto esteja sofrendo com o treino, o seu cérebro vai fazer você ficar com o gosto de quero mais. Vai perceber que ao finalizar o treino o seu corpo ainda vai estar “animado”.