Existe uma afirmação que diz que, se você quiser perder peso ou queimar gorduras, deve deixar os treinos de musculação de lado.
De acordo com o personal trainer Daniel Martins, formado em Educação Física pela UNIP, é possível mesclar treinos de hipertrofia (aumento da massa muscular) com atividades que buscam emagrecimento.
“Com alterações que vão desde a forma de praticar o exercício até frequência, é possível compor um treino na academia que permita a pessoa diminuir medidas e ao mesmo tempo tonificar os músculos”, aponta Daniel
Confira 5 dicas para você obter os melhores resultados e ainda perder uns quilinhos
1# CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO
Tão importante como o treino, controlar a alimentação é fundamental para quem quer perder peso. E não adianta fazer uma dieta da moda que reduz drasticamente o consumo de alimentos. É necessário uma reeducação alimentar, para que a pessoa consiga se alimentar de forma inteligente, gerando energia adequada para o corpo executar os exercícios sem acumular gordura.
2# O TREINO DEVE SER CIRCUITADO
Para gerar a desejada queima de calorias, o treino precisa acelerar os batimentos cardíacos do aluno até o nível de perda calórica. Para isso, faz-se um treino chamado circuitado, em que o aluno alterna os exercícios, sem descanso apenas trocando os grupos musculares trabalhados. Por exemplo, pode-se unir um exercício para quadríceps, com um de bíceps e um de abdômen. A pessoa executa um por vez, repetindo esse circuito 3 vezes sem descanso e passa para outro grupo. Dependendo do condicionamento físico pode-se incluir até 3 exercícios de uma vez para quem for mais avançado. Ou mantém-se em 2 exercícios alternados.
3# INCLUIR UM INTERVALO ATIVO
Ao invés de passar diretamente para o próximo grupo de exercícios, pode-se incluir um intervalo ativo, ou seja, a pessoa pratica uma atividade aeróbica de 2 a 3 minutos, como por exemplo, pular corda entre um grupo de exercícios e outro. Isso mantém a frequência cardíaca na faixa de perda calórica e contribui para o emagrecimento.
4# REALIZAR TREINOS COM CARGA MENOR E COM MAIS REPETIÇÕES
Realizar as repetições de 12 a 15 vezes e com uma carga menor, é o indicado para esse tipo de treino. Nessa caso, para definir a carga, é aquela em que o aluno consegue executar as repetições com tranquilidade, sendo que as 2 ultimas tem um pouco de dificuldade. Mas sempre mantendo o ritmo acelerado.
5# FREQUÊNCIA DOS TREINOS
O ideal é realizar esse treino de 3 a 4 vezes por semana. Intercalando os exercícios para que o músculo solicitado tenha pelo menos 1 dia de repouso.
Fonte: Manual do Homem Moderno