Por algum motivo você deixou de treinar nos últimos meses e não sabe como voltar? Sabemos que é bem comum que existam hiatos nas atividades físicas, por diferentes fatores, mas, o importante é retornar e planejar de uma forma que seja constante e prazerosa.
Para te ajudar neste retorno, separamos algumas dicas que são essenciais para que a volta seja permanente e as atividades físicas se tornem, de fato, parte da sua rotina, um compromisso diário que você não abre mão.
1 – Volte devagar
É muito importante que você respeite seu corpo neste retorno, afinal, os meses parados compromete diretamente a sua força e, principalmente, a flexibilidade. A combinação de fraqueza muscular e encurtamento das fibras, é fator suscetível a lesões, ou seja, vá aumentando a intensidade, conforme seu corpo responde os estímulos. Nada de forçar ou querer já voltar com o mesmo ritmo de antes. Paciência e constância!
2 – Cuidados com as cargas e intensidade
Já que falamos da intensidade, é um fator primordial para cuidar. Não ache que vai conseguir executar as séries com a mesma intensidade ou cargas e, “tá tudo bem”, afinal, seu corpo está destreinado. É essencial buscar orientação de um profissional, para que seja prescrito um treino de acordo com seu condicionamento atual e, gradativamente, ir alterando os treinos. Seu corpo sente e vai pedir mais, quando necessário!
3 – Memória muscular
Como você já treinou anteriormente, tem uma super aliada: a memória muscular. Isso mesmo! Ela pode te ajudar, pois os seus músculos lembram de todo o processo antes de você parar. Assim, no retorno, basta manter a disciplina, respeitar seu corpo e ele vai recuperar o condicionamento antigo. Só não tenha pressa, é um processo!
4 – Constância
E não é que o “foco, força e fé” funcionam mesmo?! A constância é uma palavrinha mágica, mas, com resultados bem reais. É muito importante estar focado neste retorno e treinar com vontade, mesmo com a dificuldade da volta. Após 21 dias, uma ação constante se torna um hábito e fica muito fácil o processo. É rotina, é compromisso!
5 – Horário
Por falar em rotina, uma excelente estratégia é obedecer a um horário fixo para realizar suas atividades. Isso gera uma rotina disciplinar, ou seja, seu corpo entende que todos os dias, naquele horário você vai treinar. E acredite, faz toda diferença no foco.
Essas são apenas algumas dicas que pode facilitar o seu retorno. Na verdade, fácil nunca é, mas, é totalmente possível de realizar e quando começar a perceber os resultados de uma vida mais saudável, você fica ainda mais motivada.
Lembre-se de procurar um profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento do seu treino e que possa orientar na execução. Neste começo não exceda seus limites, a volta precisa ser gradual, o importante é estar em movimento e na busca por qualidade de vida. Você é capaz, acredite. Bom treino!
Fonte: https://blog.zeroacucar.com.br/como-retornar-aos-treinos-depois-de-um-tempo-sem-se-exercitar/