fbpx
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quais cuidados se deve ter ao treinar no frio?

O inverno parece a estação perfeita para se aconchegar nas cobertas com chocolate quente e se movimentar menos por conta do frio. A gente entende a preguiça, mas praticar exercícios físicos continua sendo importante mesmo nessa época do ano, ainda mais durante uma pandemia.

“Já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo por conta do isolamento social, e isso precisa ser combatido, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia”, explica o educador físico Rafael Oliveira (CREF: 147020 G/SP), que atua na Selfit.

Por mais que a importância do treino se mantenha a mesma independentemente do clima, o frio exige mais cuidados na prática dos exercícios, a começar por um melhor aquecimento do corpo.

Confira algumas dicas de cuidados ao treinar nesse período.

Roupas apropriadas

Vamos começar pelo guarda-roupa? O ideal é deixar as extremidades, como mãos, pés e cabeça, bem aquecidas. É melhor evitar tecidos que impedem a transpiração, como blusas impermeáveis, para que a temperatura corporal não aumente.

Assim que terminar o treino, troque as roupas úmidas o mais rápido que puder, para evitar uma hipotermia. Sim, isso é possível, porque o tecido molhado de suor pode atrapalhar a regulação da temperatura corporal.

Alongamento e aquecimento 

Oliveira alerta para a importância de fazer o aquecimento no frio: “Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”; ou seja, nada de pular essa etapa. O especialista recomenda começar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, além de atividades técnicas ou corrida leve.

Hidratação sempre 

Este é um recado que serve para a vida, mas não custa nada lembrar. É comum sentir menos sede no frio, mas é justamente no inverno que precisamos beber mais água, devido ao ar ficar mais seco. A dica se torna ainda mais válida para quem pratica esportes ao ar livre.

É importante lembrar que comer frutas e legumes com muita água na composição também é bastante recomendado. Para se aquecer, aposte em líquidos quentes, como chá.  

Atividades para fazer durante o frio 

Para quem quer começar a se exercitar no frio, Oliveira dá quatro dicas de atividades que não necessitam de equipamento nem de acessórios. E o melhor: duram apenas 30 minutos e já ajudam na imunidade e no combate ao sedentarismo.

1. Panturrilhas

Apoie as duas mãos na parede e dê um passo para trás, esticando as pernas e fazendo flexão e extensão do tornozelo, com o movimento do calcanhar para cima e para baixo. 

Repetições: 3 séries de 15 a 20 movimentos.

2. Avião

Em pé, una os pés e abra os braços, como se fosse o Cristo Redentor. Com a coluna reta, movimente o tronco para frente e levante uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficar apoiada no chão. 

Repetições: 3 séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos.

3. Corrida estacionária

Faça a simulação de uma corrida sem sair do lugar. 

Repetições: 3 séries de 1 minuto cada.

4. Abdominais

Deite-se com a barriga para cima, estique as pernas para o alto e faça um pêndulo com elas, sem tirar a lombar do chão. Quando estiver ganhando resistência, aumente o movimento do pêndulo, respeitando sempre a estabilidade da coluna. 

Repetição: 3 séries de 15 movimentos.

Fonte: Quais cuidados se deve ter ao treinar no frio? | Blog Selfit (selfitacademias.com.br)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?