fbpx

Pilates emagrece? Entenda como a modalidade age no corpo!

Vamos falar a real por um segundo: pilates só parece fácil. Qualquer pessoa que já experimentou uma aula sabe que aqueles movimentos são dolorosos para caramba! Mas isso gera uma questão: se é tão difícil, ele pilates emagrece, certo?

Para sermos honestas, a modalidade pode definitivamente ajudar a queimar calorias (e, como resultado, ocasionar na perda de peso), mas seus benefícios vão muito além de ver os quilos despencando da balança (como melhor postura e respiração, além de mais flexibilidade).

“Pilates deveria ser parte da sua rotina de auto-cuidado”, diz Jaquelyn Brennan, instrutora da modalidade e cofundadora do Pilates + Coffee, em Chicago (EUA). “Todos nós precisamos movimentar mais a nossa coluna, mexer as articulações e, claro, precisamos respirar mais profundamente.” E todas essas práticas saudáveis levam à perda de peso.

Qual tipo é o melhor para a perda de peso?

“Então, quando alguém menciona o pilates, possivelmente está se referindo aos exercícios que Joseph Pilates (o criador do método) desenvolveu”, explica Gabbi Berkow, nutricionista e instrutora de Pilates, nos EUA.

Alguns estúdios são dedicados ao pilates clássico, mas outros apresentam treinos diferentes, o que significa que se baseiam na técnica, mas não seguem os passos clássicos. Outras aulas de acontecem com o apoio de colchonetes no solo. Especialistas explicam que nenhuma forma é superior à outra para a perda de peso.

“Você precisa garantir que sua aula seja dada por um instrutor que saiba o que está fazendo, esteja comprometido com movimentos seguros e irá desafiar você”, adiciona Gabbi. “Sua aula precisa ser um treino. Ela não deve ser apenas uma série de alongamentos lentos. O pilates deve contribuir para a sua queima calórica diária para fazer a diferença na perda de peso.”

Dá para entrar em forma fazendo pilates?

Você não vai sair pingando como acontece naquele treino de HIIT, mas estará realmente trabalhando o corpo todo. “Apesar de ter como alvo o core, todos os exercícios trabalham os músculos do corpo inteiro. E os movimentos possibilitam força, flexibilidade e controle mental”, diz Gabbi. Então a sua resposta é um sim sonoro: você com certeza pode entrar em forma com pilates.

Outra boa notícia: fortalecer seu corpo com pilates, como um treino de baixo impacto, ajuda a reduzir riscos de lesão. Melhorar a postura e a flexibilidade também servem como base para alcançar sucesso em outras atividades. “Nos meus mais de 10 anos como instrutora, aprendi que quanto mais prática de Pilates, mais os alunos vêem resultados rapidamente, já que conseguem performar melhor em outros exercícios”, completa Gabbi. Ela recomenda fazer pilates de duas a quatro vezes por semana para melhores resultados.

Ok, pilates emagrece. Mas ajuda a perder a gordura da barriga?

Se você já esteve em uma sessão de pilates sabe o quão pesado seu core trabalha. Enquanto não consegue reduzir a gordura, o treino auxilia a aprender a ativar seu assoalho pélvico e músculos do core. “O pilates irá ensinar como contrair esses músculos corretamente, o que vai levar a uma maior ativação durante os exercícios de core e resultar em um abdômen mais firme.”

Porém, para ver a definição, primeiro você deve perder a gordura ao redor da cintura, o que requer nutrição apropriada. Uma dieta rica em produtos integrais, comidas frescas e poucos processados é a ideal.

Fonte: Istoé

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?