fbpx

Fitness X Wellness

Nunca deixe alguém falar que algo faz bem ou mal a você, sem você ter experimentado. Experimente! Viva o máximo de experiências possíveis ao longo da vida. Está aí uma parte do imenso valor que ela possui. Vamos falar sobre as diferenças do universo Fitness para o universo Wellness, mas também suas semelhanças, afinal ambos conceitos se complementam. Na Academia Prime você encontra os meios para alcançar os dois objetivos, desde a estrutura física com a melhor qualidade do mundo até a qualidade técnica dos nossos professores. Pois como veremos a seguir, não é somente a questão do treino ou dos equipamentos que fazem a diferença para atingir seu objetivo, o tato e a capacitação profissional são muito importantes para que o sucesso seja alcançado.

Vamos falar sobre a diferença que a atividade e o exercício físico fazem no cotidiano e na vida de uma pessoa. Sim, atividade e exercício físico apresentam conceitos diferentes: Atividade física é definida como qualquer movimento que o corpo humano realize, desde respirar até escalar uma montanha. Já o exercício é sistematizado, discutido, planejado, programado, acompanhado, discutido novamente e enfim, reprogramado. Ou seja, não coloque seu corpo nas mãos de qualquer pessoa, ainda mais se não for devidamente capacitada, como é o profissional de educação física, único permitido a realizar esse serviço.

O exercício físico é um meio de alcançar vários objetivos: desde a recuperação de uma cirurgia, melhorar sua qualidade de vida, até um resultado puramente estético. Caso uma pessoa faça uma cirurgia cardíaca, seria muito importante durante a recuperação, iniciar uma reabilitação do músculo do coração, e isso somente através de exercícios muito bem planejados e acompanhados. Já em outra situação, uma pessoa está prestes a entrar na sala de cirurgia para operar o joelho por conta de uma lesão grave, enquanto que, com um acompanhamento adequado, tal lesão poderia ter sido evitada através de exercícios de fortalecimento, sem esquecer dos benefícios restantes de tal prática. Não podemos esquecer dos inúmeros casos de diabetes e hipertensão que já foram totalmente revertidos após um período de atividade física acompanhada, fazendo com que o paciente não apresente mais os sintomas das doenças e volte a viver uma vida normal, sem as limitações, dores, angústias e vários remédios. Estão aí alguns exemplos muito comuns de como o exercício pode interferir na nossa saúde sem percebermos, mas isso é assunto para outro encontro. Vamos aos universos Fitness e Wellness!

O estilo de vida fitness é conhecido por sua preocupação maior com a estética. Desde a redução do percentual de gordura no seu corpo, até uma construção de massa muscular total, o famoso corpo malhado. Pouco tempo atrás, quando uma pessoa frequentava alguma academia era taxada como maromba, ou que se preocupava somente com a estética, deixando muitas vezes a saúde de lado, até por conta do uso de hormônios e substâncias para facilitar esse processo. Também haviam as pessoas que ficavam horas nas academias, sem comer o suficiente, ou usando métodos que enganam essas pessoas prometendo resultados inesquecíveis. O condicionamento físico do fitness resulta na melhora das capacidades coordenativas de força, resistência aeróbia e em alguns casos, velocidade. Musculação, aulas de ginástica e exercícios aeróbios são exemplos comuns. O resultado estético é consequência do treinamento correto, associado com uma alimentação planejada para tal objetivo: Ganhar músculos e reduzir gordura.

Assim como o nível mais intenso de atividade física, o Fitness engloba a superação e motivação de melhorar a cada dia em prol do seu objetivo. A orientação profissional correta é superimportante nesse quesito, por se tratar de um tipo de treinamento. O Fitness é embasado principalmente no treinamento de força e treinamento aeróbio, visando mesclar as duas variáveis e atingir seus objetivos aos poucos. De acordo com seu objetivo, você não precisa ser “gigante” para ser Fitness, o segredo é fazer! Muito importante reforçar que para entrar nesse universo, basta estar investindo de verdade no novo estilo de vida: Seja jovem, idosa, magra, com sobrepeso, saudável ou com alguma deficiência. Pensando por esse lado, saiba que é necessário muitas vezes alcançar seus limites, precisar de força de vontade e seguir sacrificar antigos hábitos ruins que ao longo do tempo são naturalmente revertidos para o lado positivo.

Já o estilo de vida Wellness é conhecido por sua preocupação maior com a qualidade de vida, bem-estar e saúde: Desde os já conhecidos benefícios do exercício físico na saúde cardíaca e sistemática, até a saúde mental dos praticantes. Em vez de uma pessoa iniciar a prática de exercícios físicos visando somente a estética, no Wellness há uma atenção maior com o bem-estar além da saúde, que é consequência desse hábito. O treinamento em indivíduos que prezam mais esses quesitos é voltado, além das capacidades físicas de força e resistência aeróbia, também para equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e concentração, por exemplo. O resultado da prática contínua dessas capacidades está além do físico, o equilíbrio, flexibilidade e coordenação emocionais. Estudos comprovam que o exercício físico por si só, já é suficiente para aumentar níveis de felicidade nos praticantes, é válido reforçar o poder que o exercício voltado ao bem-estar tem. Vale a pena experimentar!

Quando o conceito de Wellness não era muito conhecido, as academias apresentavam rotatividade alta, além da desistência para outros esportes ou outras práticas corporais como Yoga, Pilates e danças. Hoje, com o conceito mais expandido, sabe-se que é muito possível praticar os exercícios visando o bem-estar e qualidade de vida também dentro das academias, pois lá tem profissionais capacitados e equipamentos necessários para atingir tal objetivo. Voltando ao conceito, devemos usar o equilíbrio, sem esquecer da importância de ambientes naturais e iluminação natural para tal prática, além de reforçar que na Academia Prime há um ambiente aconchegante, moderno e com uma ótima estrutura com os melhores aparelhos para você aprender e experimentar qual estilo e qual tribo você mais se aproxima.

Mesclando esses dois conceitos, é possível adotar um estilo de vida equilibrado. Treinamos as capacidades físicas de força, resistência aeróbia e em alguns casos, velocidade para realizar os exercícios resistidos, aeróbios e de HIIT, respectivamente. Desse modo atingimos os objetivos do Fitness com os melhores resultados. Já a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e agilidade estão totalmente relacionados com a qualidade de vida e bem-estar, gerando mais disposição e facilidade para realizarmos tarefas cotidianas básicas. Por exemplo, o ato de amarrar o tênis na posição que quisermos, sem nos preocuparmos com alguma dor ou indisposição no momento de realizá-la. Ação que é impossível ou muito difícil para pessoas que possuem alguma limitação causada por alguma doença ou por causa do sedentarismo, que acarreta inúmeros já conhecidos outros malefícios na nossa saúde. Na Prime você encontra os profissionais melhor capacitados para ajudar você nesse caminho, pois saiba que o resultado positivo vem da soma dos pequenos detalhes feitos dia após dia, com o melhor suporte para você.

Autor: Gabriel Gesser Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?