fbpx

EXERCÍCIOS EM CASA FUNCIONAM?

Treinar em casa já virou rotina para muita gente, seja por questões financeiras, correria do dia a dia ou pela preguiça de ir para a academia. Além de ser uma prática fácil e acessível, os exercícios em casa têm o benefício de poderem ser praticados a qualquer hora, se adaptando à rotina de cada um.

Com o avanço da tecnologia tudo ficou ainda mais fácil. Sobram aplicativos e serviços online com dicas de exercícios que podem ser feitos apenas com pesinhos, elásticos ou até mesmo um colchonete. E o melhor: a maioria deles tem a opção gratuita e muitas funcionalidades para quem quer apenas fazer um teste antes de assumir o compromisso. Simples, não?

Os exercícios em casa permitem trabalhar todos os grupos musculares e alcançar um bom resultado. No entanto é necessário ter muita atenção para saber conduzir a atividade da maneira correta. Por isso, em casos de lesões ou dores, recomendamos parar o exercício.

Quais os equipamentos necessários?

Para os interessados em melhorar o condicionamento físico, pular corda, por exemplo, é um excelente exercício. Além de ser barata e não ocupar espaço, ela é muito completa e efetiva para o corpo. Anote na lista como um dos itens principais para o seu treino.

Mesmo realizando exercícios frequentemente é sempre bom respeitar o próprio corpo, não é mesmo? Por isso, comece com pesos baixos e suba gradativamente. Elásticos de resistência e caneleiras também são muito utilizados. Todos estes equipamentos são encontrados em qualquer loja de artigos esportivos.

Outra opção é optar pelos exercícios que usam o próprio peso corporal. Também conhecida como “calistenia”, essa é uma forma de treino que te permite praticá-la em qualquer lugar que estiver. Flexões de braço, agachamento, tríceps no banco, abdominal, prancha ou o burpee são alguns dos mais conhecidos. Além dos benefícios óbvios, esse tipo de atividade ainda estimula a coordenação e a resistência.

Dicas importantes

A diferença entre realizar exercícios em casa e na academia é que, em casa, talvez falte a orientação de um profissional de educação física que poderá auxiliar no caso de movimentos errados. Por isso, recomendamos assistir à videos e, claro, fazer um exame de rotina para garantir que sua saúde está em dia. E, no caso de qualquer dor, pare o exercício imediatamente, ok?

Para começar com o pé direito, se planeje e desenvolva uma sequência de exercícios. Procure alongar bem e aquecer o corpo para evitar lesões. Pular corda é um ótimo aquecimento também.

Aposte em treinos que durem entre 30 minutos e 1 hora com alguns intervalos durante a atividade. Para quem está começando, o ideal é variar bastante os grupos musculares.

Treinos funcionais

Queridinho nas academias, os exercícios funcionais são realizados com frequência em casa. Além de serem dinâmicos e divertidos, eles ajudam a queimar calorias e a tornar as funções corporais mais eficientes.

O treinamento usa equipamentos como bolas, pesos e elásticos. Nada muito diferente do que já falamos.

Fonte: LivUp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?