fbpx

Conheça o Body Pump, seus benefícios e como praticar

Na correria do dia a dia é comum as pessoas afirmarem que não possuem muito tempo para as atividades físicas, principalmente pelo fato de que muitas modalidades exigem uma frequência maior na academia. Se este é o seu caso, Body Pump pode ser uma ótima opção.

Modalidade desenvolvida na década de 1990por uma equipe multidisciplinar da Nova Zelândia chamada Les Mills International tem como objetivo trabalhar o corpo de maneira mais completa em apenas uma aula, suprindo a necessidade de atividades diferentes na academia.

O prersonal trainer Roger Ferreira explica que a proposta do Body Pump é aproveitar da melhor maneira o pouco tempo que se pode passar na academia, com uma atividade mais eficaz na busca pelo corpo perfeito. “Vem se tornando mais procurada nestes últimos tempos principalmente por sua capacidade de queimar muitas calorias em cada aula”, afirma.

Como são as aulas de Body Pump?

Trata-se de uma aula na qual se utiliza os mesmos movimentos da ginástica, juntamente com coreografias ritmadas por músicas. Equipamentospróprios de outras modalidades também são utilizados, como as caneleiras de peso, alteres pequenos (vai aumentando conforme se evolui nos exercícios), steps para subir e descer e até mesmo as barras com peso.

“A modalidade contribui para a queima de calorias com movimentos mais intensos que os da musculação, ao passo que trabalha também diversos grupos musculares”, afirma Ferreira.

A duração média das aulas de Body Pump é de 55 minutos e são quase tão intensas como a prática de um esporte. É muito comum que os alunos saiam totalmente esgotadosdo treino. Apesar disso, qualquer pessoa que possua condição física mínima e que esteja habituada a algumaatividade física leve já está apta.

Benefícios da modalidade

Não é à toa que o Body Pump vem ganhando cada vez mais adeptas nas academias de todo o Brasil. Entre os benefícios desta modalidade é possível destacar:

  • aumento da resistência muscular;
  • melhorias na coordenação motora;
  • aumento da flexibilidade;
  • queima de calorias (540 kcal por aula);
  • perda de peso;
  • perda de gordura localizada;

Além disso, praticar a modalidade torneia e define o corpo e ajuda a evitar problemas cardíacos.

Contraindicações

Assim como acontece com as demais atividades físicas, o Body Pump também exige grande esforço físico e também cardiovascular, o que torna essencial uma avaliação médica que possa indicar se a pessoa está apta para a prática. Quem possui histórico de problemas nos joelhos também é bom evitar sem antes pedir uma avaliação do ortopedista.

Qualquer atividade física deve ser feita com orientação e acompanhamento de um profissional, uma vez que ele é quem possui condições de afastar os riscos de lesões e elevar ao máximo os resultados.

Fonte: A Revista da Mulher

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Abrir bate-papo
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?