Se você frequenta a academia regularmente já deve ter se deparado com aulas de Body pump, um tipo de aula que atrai pessoas que estão buscando maior tonificação muscular associado à energia de uma aula em grupo.
Graças a essa modalidade diversas pessoas sedentárias puderam ingressar em uma rotina de treinos. Pois o formato das aulas é bastante simples de ser seguido e não exige que se passe muito tempo na academia.
Caso esteja interessado em ingressar em uma aula de Body pump, este artigo vamos explicar melhor como as aulas funcionam e falar sobre alguns dos benefícios que ele pode trazer para você.
Como surgiu o Body Pump?
O Body pump foi criado em 1991 por Les Mills na Nova Zelândia, visando ser uma opção para as pessoas que não queriam estar em uma sala de musculação, mas que gostariam de obter os resultados dela.
Afinal, muitas pessoas não gostam de estar sozinhas levantando pesos, e se adequam melhor ao formato de aulas em grupo, já que são mais divertidas.
Outra razão pela qual o Body pump é tão procurado desde que foi criado é porque é uma aula que se adapta a alunos de todos os níveis.
Para se ter uma ideia, atualmente o Body pump já chegou a mais de 10 mil academias em cerca de 80 países diferentes.
Como funcionam as Aulas do Body Pump?
As aulas de Body pump seguem um padrão, então é bem provável que uma aula na academia que você frequenta seja bem parecida com as aulas em outros locais.
Apesar disso, as academias normalmente trocam as músicas e coreografias das aulas a cada mês, pois assim os alunos se mantêm mais motivados.
As aulas normalmente começam com um aquecimento, e duram até 60 minutos com exercícios de alta intensidade com barras, pesos e step.
As músicas são bastante energizantes para motivar ainda mais os participantes, e cada uma delas vai servir para separar os grupos musculares que serão trabalhados.
É comum que o professor sugira as cargas para os alunos durante a aula, mas cada um usa o peso que achar melhor.
Então, para resumir, o Body pump funciona da seguinte forma:
- Aulas de até 60 minutos que focam em menos peso e exercícios rápidos, para exaurir os músculos de forma a tonificá-los;
- Em uma sessão de 60 minutos você chega a completar até 800 repetições, mas não se assuste. Pois como as cargas são mais leves, não vai exigir tanto sofrimento;
- As aulas são compostas por barras, pesos e step, e cada um escolhe a carga que achar melhor;
- As músicas são fundamentais, e definem o ritmo das aulas.
Para quem essas aulas são indicadas?
É indicado para qualquer pessoa, mas o foco principal são mulheres sedentárias, pois é o tipo de aula ideal para quem está começando na academia.
Apesar disso, muitos homens também têm recorrido às aulas de Body pump, principalmente os que praticam algum tipo de exercício aeróbico, como a corrida, e que precisam também de um treino de força.
As pessoas que desejam se sociabilizar também encontram um excelente estímulo para fazer as aulas de Body pump, já que são cerca de 15 a 20 alunos por aula. E pode ser uma boa oportunidade para fazer amizades.
Quem tem problemas de osteoporose também tem um ótimo motivo para praticar, pois ele aumenta ligeiramente a densidade dos ossos.
Entre em contato agora e saiba mais informações sobre as aulas coletivas da PRIME.
Fonte: https://www.dicasdetreino.com.br/beneficios-body-pump/