fbpx

ANDROPAUSA: Dieta balanceada e atividade física ajudam a diminuir efeitos

Você sabe o que é Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino? O nome pode ser complicado, mas é um problema bem comum na vida de muitos homens que estão na faixa dos 50 anos. Popularmente conhecida como andropausa, nada mais é do que a deficiência do principal hormônio masculino a testosterona no organismo, ocasionada pelo envelhecimento. Falta de libido e de energia, irritabilidade, perda da massa muscular e aumento do peso são as principais conseqüências. Nos casos mais sérios de falta de testosterona podem resultar em impotência sexual, problemas cardiovasculares, osteoporose e até depressão. Para evitar tais problemas, o urologista do Grupo Hospitalar Conceição, Gelson Antônio Spirunillo, recomenda procurar tratamento médico.

“Tem que fazer uma avaliação clínica. Quer dizer, os sintomas que o paciente apresenta confirmada com a avaliação laboratorial. Então tem, às vezes, tem a necessidade de fazer o tratamento. E esse tratamento é a reposição hormonal.”

Para prevenir a andropausa, o que vale é a adoção de um estilo de vida mais saudável, conforme sugere o especialista.

“Em primeiro lugar, antes da reposição hormonal, a mudança do estilo de vida: exercícios físicos, evitar os vícios, se a pessoa é tabagista, diminuir o fumo, ter uma vida saudável com exercícios regulares. Perder o peso é muito importante, porque, às vezes, só a perda de peso tem condições de normalizar muito.”

O urologista Gelson Antônio Spirunillo completa que a andropausa não indica o fim da vida reprodutiva do homem.

Fonte: cassilandianoticias



Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?