fbpx

Água de berinjela: ajuda a emagrecer e baixar o colesterol?

A berinjela é um fruto bem popular e super saudável. Por isso, ela é bastante utilizada no Brasil, principalmente na culinária. 

É não é à toa que a berinjela faz tanto sucesso no mundo fitness. Uma das suas versão de “academia” mais conhecidas é a água de berinjela. Já ouvir falar? 

O Minuto Saudável traz um texto inteirinho sobre esse assunto. Vamos lá?!

O que é a água de berinjela e como fazer?

A água de berinjela é uma bebida que, para ser preparada, precisa cortar a berinjela em rodelas e colocá-las para marinar em água mineral por cerca de 12 horas. Após esses tempo, essa água é coada e consumida, sem ferver ou congelar. 

Essa receita ficou famosa recentemente, prometendo trazer benefícios à saúde e ajudar no emagrecimento. Porém, não existem comprovações científicas sobre essa bebida e seus benefícios. 

O fruto berinjela, em si, pode sim trazer vantagens como a redução do colesterol ruim (LDL), além de contar com diversos nutrientes, como vitaminas e minerais.

A casca da berinjela também é rica em fibras, o que faz bem para o trânsito intestinal. Porém, consumir somente a água de berinjela pode não cumprir tudo que promete.

Quer receber novidades?

Vale destacar que a água de berinjela é diferente do suco (em que o vegetal é batido no liquidificador junto com água) ou mesmo da farinha de berinjela. Isso, porque tanto o suco quanto a farinha mantêm, de fato, concentrações de propriedades e nutrientes, ao contrário da água. 

Por isso, se você está consumindo a água de berinjela para ter mais saúde, o ideal é que também consuma o fruto de outras formas: refogado, em saladas, assado ou até mesmo em suco. 

Para que serve a água da berinjela? 

A água de berinjela pode ser tomada como um saborizante, uma vez que não há confirmação de que o vegetal é capaz de liberar seus nutrientes na água. Contudo, os estudos comprovam que a berinjela em si pode trazer benefícios para a saúde como auxiliar na redução do peso corporal e proteger o coração, diminuindo o colesterol. 

Entre os benefícios que ela promove estão: 

Diabetes 

A grande vantagem da berinjela para quem é portador(a) de diabetes é que as fibras presentes no fruto ajudam a retardar a velocidade da digestão. 

Assim, a absorção da glicose é mais lenta, já que criam uma espécie de “capa” ao redor dos alimentos, o que dificulta para que o organismo absorva os açúcares presentes naquela comida.

Em relação à água de berinjela, o efeito pode não ser observado. Isso, pois deixar a berinjela de molho, mesmo por longos períodos, não faz com que as fibras sejam liberadas na água.

Colesterol alto

O colesterol é um tipo de gordura presente nas veias que pode causar o entupimento delas, impedindo que o sangue circule normalmente. 

A berinjela é bastante estudada devido à possível capacidade de controlar o colesterol. Apesar de alguns estudos indicarem esse efeito, sobretudo devido ao seu potencial de inibir a absorção de gorduras, não há comprovação científica da melhora nas taxas de colesterol.

Apesar disso, o consumo do vegetal é estimulado, sobretudo devido às fibras e nutrientes presentes nele.

Além de consumir o fruto, ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes) e praticar exercícios físicos também ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). 

Em relação à água de berinjela, também não há comprovação de que o líquido possa absorver as propriedades do vegetal. Portanto, não tem a capacidade de regular as taxas de colesterol.

Pressão alta

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é uma condição na qual o coração bombeia o sangue com mais intensidade pelas veias e artérias, o que eleva a pressão corporal.  

O grande problema disso é que o nosso coração também fica cansado. Esse aumento na intensidade não é prejudicial se for de vez quando, porque o órgão consegue se recuperar. 

Mas as pessoas com pressão alta tem essa arritmia com frequência, o que vai deixando o coração cada vez mais sobrecarregado, até que ele simplesmente dispara (infarto) ou então para de bater (morte súbita).  

Por isso, quem tem hipertensão tem que cuidar do coração. Isso significa praticar exercícios físicos e consumir alimentos saudáveis. 

Um exemplo de hábito saudável para essas pessoas é o consumo de berinjela. Isso porque ela contém alguns nutrientes como o potássio e a vitamina E que previnem esse descontrole cardíaco, além dos polifenois ou compostos fenólicos (que são substâncias presentes em vegetais e têm capacidade de controlar a pressão).

Porém, deixar a berinjela de molho não faz com que a água adquira nutrientes e propriedades em nível significativo para promover essa ação.

Como tomar água de berinjela? 

Para preparar a bebida, basta ter 1 berinjela grande crua e higienizada, 1L de água potável e um pouquinho de paciência. Pegue a berinjela e corte em rodelas médias. Depois, coloque-as dentro da água filtrada e deixe descansar na geladeira por 12 horas.  

12 horas? Isso mesmo, aqui que será necessário a paciência. Uma dica legal é fazer a receita antes de dormir e deixar a água marinar dentro do refrigerador durante a noite. 

Assim, ao acordar, a sua bebida estará pronta para ser consumida. Pode-se coar ou não, isso fica a critério de quem está tomando. 

Então, tome o seu primeiro copo em jejum. O restante do líquido, você deve tomar ao longo do dia, dando preferência para ingeri-la entre as refeições. 

Algumas pessoas preferem não consumir a água de berinjela por causa do sabor. 

Nesses casos, pode-se adicionar outros ingredientes antes de consumir a bebida: 

Com gengibre

O gengibre é um alimento termogênico, isso quer dizer que ele é capaz de aumentar levemente a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. 

Por isso, o processo de digestão desse ingrediente exige que uma quantidade maior de calorias sejam queimadas, o que contribui para uma leve diminuição do peso corporal, desde que aliado com outros hábitos alimentares.

Além de auxiliar no emagrecimento, esse ingrediente ainda permite saborizar a água de berinjela, tornando-a mais agradáveis de consumir.  

Com limão

O limão é um ingrediente bem popular e que pode ser facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil. 

Entre seus benefícios está a melhora da digestão. 

Isso porque estimula a produção de bile, um fluido produzido pelo fígado, que atua na quebra de alimentos gordurosos, tornando-os mais fácil de serem digeridos.

Assim, é uma atitude positiva saborizar a sua água de berinjela com esse ingrediente. Além de ficar mais gostosa, ela também vai ter seu efeitos potencializados. 

Com laranja 

A laranja é uma fruta rica em muitos nutrientes (como vitamina C) e principalmente em água. 

Isso confere a ela a propriedade diurética, contribuindo para eliminação de líquidos que causam inchaço.

É claro que essa iguaria tão popular também pode ser acrescentada à água de berinjela, deixando-a mais saborosa.

Por que água de berinjela emagrece?

Como dito antes, não existem pesquisas que comprovam que a água de berinjela ajuda no emagrecimento. Já a berinjela em si pode auxiliar na redução de peso porque contém fibras. Assim, ela promove a saciedade, evitando que se coma muito nas próximas refeições.

A água de berinjela pode ser uma aliada na redução do inchaço e bom funcionamento intestinal, já que a ingestão de líquidos é fundamental para isso. Ou seja, não é necessariamente a água de berinjela, mas sim a hidratação de promover esse efeito.


Não existem estudos que comprovem que a água de berinjela pode trazer benefícios. O que se sabe até agora que é o fruto pode ajudar no emagrecimento e na alimentação saudável.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?