fbpx

5 dicas de café da manhã pré-treino

Você gosta de praticar exercícios pela manhã? Seja qual for o seu objetivo, é muito importante cuidar da alimentação. No post de hoje vamos dar algumas dicas de café da manhã pré-treino para você começar o dia cheio de energia e atingir seus resultados com mais facilidade.

O cuidado com a alimentação é importante tanto para quem quer perder peso, quanto para quem quer ganhar massa muscular. Não adianta dar o melhor de si na academia se as reservas de energia não forem abastecidas.

No entanto, para ter maior rendimento no seu treino é preciso priorizar alguns tipos de alimentos na hora de preparar sua refeição matinal. Veja abaixo algumas dicas de alimentação saudável para quem gosta de praticar atividades físicas pela manhã.

Pré-treino matinal: cuidados com a alimentação

É muito comum a dúvida do que se alimentar antes e após a prática de exercícios. Afinal de contas, nem só de frango e batata doce se faz a alimentação de um atleta.

Para perder as gordurinhas indesejadas ou ganhar músculos, é muito importante ter uma alimentação regrada e com os alimentos certos. Mas, antes de falar sobre os melhores alimentos para o café da manhã pré-treino, você precisa saber algumas informações importantes.

Comer bem não é comer muito

A primeira coisa que você precisa considerar quando vai treinar de manhã é que você passou aproximadamente oito horas sem se alimentar e suas reservas de energia estão baixas.

Mas, isso não quer dizer que você tenha que comer muito para repor suas energias. Na verdade, comer demais ou ingerir alimentos muitos pesados no desjejum só vai atrapalhar o rendimento do seu treino.

Para abastecer as reservas de energia do seu organismo, você precisa é comer os alimentos certos. Para ter disposição e manter-se ativo, o seu corpo precisa de glicogênio, nutriente encontrado em carboidratos.

Assim, para ter uma alimentação saudável e favorecer os seus resultados, dê preferência por carboidratos de fácil digestão, como batata-doce, mandioca, tapioca e frutas.

Planeje o seu tempo

Uma das principais dúvidas de quem pratica exercício é o tempo de cada refeição. O tempo que você tem antes da prática esportiva influencia no tipo de alimento que você deve ingerir antes do treino.

O ideal é sempre realizar suas refeições uma hora antes do treino, para dar tempo de seu organismo digerir os alimentos e estocar a energia necessária para realizar as atividades.

Agora, para quem treina de manhã, nem sempre é possível acordar mais cedo para ter esse intervalo. Neste caso, é recomendado ingerir carboidratos simples, como pães, bolos e biscoitos refinados.

Embora esses não sejam alimentos muito saudáveis, a absorção do açúcar no organismo é mais rápida, oferendo energia para o treino em um menor tempo.

Evite gorduras, excesso de proteínas e alimentos pesados

O excesso de gorduras como manteigas, óleos, queijos, frituras, carnes vermelha e bacon, que são mais pesadas, não são recomendadas para alimentação pré-treino, principalmente de manhã.

O excesso de gorduras e alimentos pesados deixam o organismo mais lento, o que vai contra os objetivos de quem quer ter energia e disposição para praticar esportes.

Para o pré-treino, use as proteínas como acompanhamento, em pouca quantidade, e de preferência para alimentos mais saudáveis como ovos, peito de peru e queijos mais leves, como cottage e ricota.

Substitua também as gorduras por opções mais saudáveis, como pasta de amendoim no lugar da manteiga, e óleo de coco no lugar do comum para o preparo dos alimentos.

Beba bastante água

Assim como a alimentação, de manhã seu corpo também estará muito tempo sem ingerir água e pode ficar desidratado com facilidade e a tendência é que você perca ainda mais líquidos durante a prática das atividades físicas.

É muito importante manter o corpo hidrato para evitar inchaços e acúmulos de líquidos e problemas de saúde. Por isso, beba água antes do treino e não deixe de se hidratar nos intervalos dos exercícios.

5 dicas de alimentos para o seu café da manhã pré-treino

1. Banana

A banana é o alimento ideal para quem tem pouco tempo antes do treino. A fruta é um carboidrato simples, por isso, suas fontes de glicogênio são absorvidas de forma mais rápida pelo organismo. E por ser rica em potássio, a banana também ajuda a evitar câimbras durante os exercícios.

Se tiver um intervalo maior entre o café da manhã e o treino, para deixar a refeição mais completa e saudável, acrescente aveia, que é rica em fibras que ajudam o carboidrato a ser absorvido de forma mais lenta, dá mais saciedade e ajudar a regular o intestino.

2. Tapioca

Extraída da goma da mandioca, a tapioca é um carboidrato complexo, de baixa absorção, por isso é ideal para ser consumida pelo menos 1 hora antes do treino, para dar tempo de abastecer as fontes de energia.

A tapioca também é uma ótima opção para intolerantes a glúten, por isso ela é muito recomendada para substituir pães e bolos no café da manhã e lanches.

Uma boa sugestão para aumentar os nutrientes da refeição é acrescentar uma colher de linhaça ou chia na farinha, antes do preparo. E para o recheio use proteínas leves, como queijo cottage e ricota, pasta de ovos, peito de peru ou frango desfiado.

Outra versão interessante é a crepioca, que mistura a farinha de mandioca com ovos e recheia da forma que preferir.

3. Iogurte com frutas secas

As frutas secas, que são carboidratos simples e açucarados, são ótimas opções para repor as energias de forma rápida.

Para um café da manhã pré-treino mais completo, acompanhe as frutas com iogurte e se seu intervalo de tempo entre a refeição e o treino for maior, acrescente também fibras, como aveia e granola, para mais saciedade e disposição.

4. Torrada integral com ovos

As torradas e pães são carboidratos simples que ajudam a fornecer energia rápida ao organismo. Já as versões integrais, embora mais saudáveis, são recomendadas apenas para quem tem mais tempo antes do treino, pois as fibras diminuem o tempo de absorção do carboidrato no organismo.

Os ovos são acompanhamentos ideais para uma refeição pré-treino, pois são ricos em proteína, albumina e aminoácidos que evitam o catabolismo e ajudam no ganho de massa magra.

5. Shakes de frutas e proteína

Os shakes também são opções práticas para pré-treino e café da manhã. Basta misturar leite ou água com frutas, e a bebida estará pronta para ser consumida. Dá até para ir bebendo no caminho para a academia.

Para preparar o shake, dê preferência a frutas mais enérgicas como banana, mamãe e abacate. Caso tenha intolerância a lactose ou não consuma alimentos de origem animal, os leites vegetais e água podem substituir a bebida.

Você também pode acrescentar aveia, linhaça e chia para dar mais saciedade e aumentar os nutrientes da bebida.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe como preparar um café da manhã pré-treino, é importante saber que para alcançar seus objetivos, seja para ganhar massa ou perder peso, de forma saudável, a alimentação pós-treino e as demais refeições realizadas ao longo do dia também são importantes para atingir os resultados esperados.

Fonte: 5 dicas de café da manhã pré-treino para seu dia a dia | Liv Up

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Open chat
1
Olá,
como podemos ajuda-lo?